Adaptações de jogos eletrônicos para o cinema raramente conseguem agradar a crítica e os gamers. Resident Evil é um claro exemplo disso, para evitar mencionar as desastrosas tentativas de levar Street Fighter (Jean Claude Van Damme a gente até entende, mas o Raul Julia?) e Mortal Kombat para a telona. Mas e se ao invés de investirem em um longa-metragem, os esforços não pudessem ser direcionados para um curta? Essa foi a ideia que Dan Trachtenberg teve em sua adaptação do jogo Portal.
Lançado em 2007 para Xbox 360, Playstation 3, PC e Mac, o jogo em primeira pessoa consiste de uma série de enigmas que devem ser solucionados com o jogador usando uma arma para teletransportar o personagem ao redor dos labirintos. A personagem Chell é desafiada pelo super-computador GLaDOS a ignorar todas as leis da física e criar vários portais para cumprir os objetivos das fases. A continuação do jogo foi lançada em 2011 e vem arrancando elogios rasgados da crítica especializada.
O curta-metragem Portal: No Escape foi exibido durante a San Diego Comic Con desse ano e Trachtenberg revelou ter começado a produzir o vídeo antes mesmo do anúncio da sequência do game. Ao contrário do que é visto nos jogos, o curta não é nada sarcástico ou com momentos engraçadinhos. Danielle Rayne estrela como Chell e protagoniza uma eletrizante fuga no vídeo de aproximadamente sete minutos.
Mesmo com poucos recursos disponíveis para a concepção dos efeitos especiais, Trachtenberg conseguiu surpreender e criar um clima interessante o suficiente para agradar aos fãs de Portal e aqueles que nunca ouviram falar dos jogos.
Confira:
Nenhum comentário:
Postar um comentário